TSE lança campanha para eleitor faltoso se regularizar


Já está sendo veiculada nas emissoras de rádio e televisão de todo o país a campanha de regularização do título elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e destinada aos que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. O eleitor nesta situação que não procurar um cartório eleitoral até o próximo dia 25 terá o título cancelado.
Regularização
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril portando documento oficial com foto e pagar multa de R$ 3,50 por cada eleição que tiver se ausentado sem justificativa. Em todo o país, 1.514.622 estão em situação irregular e podem ter o título cancelado.
Restrições
O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não poder ser candidato a cargo eletivo, não poder tirar passaporte, não pode ser empossado em cargo púbico e nem se matricular em instituição de ensino público.
Atendimento ao Eleitor em Mossoró-RN
O Fórum Eleitoral Celina Guimarães Viana fica na avenida principal do Conjunto Abolição II, Av. Abel Coelho, 1181, próximo ao Supermercado Cidade e atende das 8 às 13h, de segunda a sexta.
Além do fórum, a Central do Cidadão também atende ao eleitor, mas em horários diferenciados: segunda e sábado das 8 às 12h, e de terça a sexta das 8 às 18h.

Processos da Justiça Eleitoral em Mossoró sofrem movimentação

Fórum Eleitoral Celina Guimarães Viana (Mossoró/RN)

Vários processos judiciais referentes às Eleições Municipais 2012 ainda tramitam nas primeiras instâncias em Mossoró. Apesar da celeridade acima da média em comparação com outras justiças, a Justiça Eleitoral em Mossoró sofreu um congestionamento com a alta demanda motivada pela judicialização do embate eleitoral. Mesmo assim, os processos mais simples, como os que ensejavam multas por propagandas irregulares, já tiveram sua pauta finalizada na 33ª Zona Eleitoral. Restam agora os processos mais densos e de resolução mais demorada, como os que questionam a legalidade dos votos obtidos pelas candidatas das duas coligações de Mossoró e pedem a cassação dos mandatos e consequente inelegibilidade dos acusados.

Quatro desses processos sofreram movimentação hoje. O mais polêmico deles é a AIJE 313-75 (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), onde foi sentenciada, pelo juiz titular da 33ª Zona, a cassação do mandato da prefeita e vice de Mossoró e posteriormente decidida a anulação da sentença pelo juiz substituto. O Ministério Público Eleitoral protocolou recurso contra a decisão que anulou a cassação e publicou essa notícia abaixo em seu site na internet:

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte entrou nesta segunda-feira (01/04) com recurso eleitoral inominado, em Mossoró. O recurso, interposto na 33ª Zona Eleitoral, é contra a decisão do Juiz Pedro Cordeiro, da 34ª Zona Eleitoral, em relação à cassação da Prefeita Cláudia Regina.As Promotoras Eleitorais Ana Ximenes e Karine Crispim estão requerendo que seja mantida a sentença do Juiz José Herval de Sampaio Júnior, titular da 33ª Zona Eleitoral, que determina a cassação da Chefe do Executivo de Mossoró. As representantes do MP ainda solicitam que seja declarada nula a medida tomada pelo Magistrado Pedro Cordeiro.“Pedimos que o recurso inominado seja recebido com efeito suspensivo e devolutivo”, destacou a Promotora Karine Crispim, acrescentando que o Ministério Público Eleitoral ainda pede o reconhecimento do trânsito em julgado da sentença de José Herval, tendo em vista o caráter protelatório dos embargos de declaração interpostos pela defesa da prefeita.De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a tese de litisconsórcio passivo com a governadora Rosalba Ciarlini contraria a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em matéria de Ação de Investigação Judicial (AIJ) por abuso de poder político e econômico. “Assim, a decisão do doutor Pedro Cordeiro deve ser reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral”, completou a Promotora Eleitoral Ana Ximenes.

Os outros três processos movimentados hoje foram as Representações nº 539-77 (Coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz X Cláudia Regina e Wellington Filho), que teve audiência marcada para o próximo dia 09, às 08h30, e as de nº 773-59 (Ministério Público Eleitoral X Cláudia Regina, Wellington Filho e Edvaldo Fagundes) e 547-54 (Coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz X Rosalba Ciarlini, Cláudia Regina e Wellington Filho), que tiveram audiências marcadas para a manhã do dia 16 de abril. As três audiências acontecerão na Sala de Audiências da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró.

Informações do Sistema de Acompanhamento PUSH do TSE e do Ministério Público do RN
Projeto que obriga postos de combustíveis a divulgar preços vai para a Câmara

Projeto que obriga postos de combustíveis a divulgar preços vai para a Câmara


Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal aprovou substitutivo à proposta que obriga os postos a informar os preços atualizados dos combustíveis na página da Agência Nacional do Petróleo (ANP) na internet. O projeto, aprovado na comissão na semana passada, segue para a Câmara dos Deputados.

Se aprovado, a ANP terá 12 meses para começar a publicar os preços dos produtos no site. O prazo foi alterado para que a agência reguladora "tenha tempo para implementar a nova sistemática".
Para o autor do projeto, senador Ivo Cassol (PP-RO), a publicação ajuda o motorista a comparar preços e comprar o produto mais barato, além de ser "útil também para a própria orientação da política energética no país".
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que apresentou substitutivo aprovado pela comissão, ressaltou também como a divulgação será importante para o consumidor. "Hoje você tem quase que uma fidelidade no abastecimento em alguns postos, porque não há acesso ao que está sendo praticado pelos demais".

Edição: Carolina Pimentel

Teste Teste Teste Teste

Follow allisonrock84 on Twitter

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste